segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Faz parte do plano, entende?


"O neoliberalismo funciona melhor num ambiente de democracia eleitoral formal, mas no qual a população é afastada da informação, do acesso e dos fóruns públicos indispensáveis a uma participação significativa na tomada das decisões."

"A democracia liberal numa casca de noz: debates triviais sobre questões menores entre partidos que
seguem basicamente as mesmas políticas pró-grande empresa, independentemente de diferenças formais e de discussões de campanha. A democracia é admissível desde que o controle dos negócios esteja fora do alcance das decisões populares e das mudanças, isto é, desde que não seja democracia."


"O sistema neoliberal tem, por conseguinte, um subproduto importante e necessário – uma cidadania despolitizada, marcada pela apatia e pelo cinismo. Se a democracia eleitoral pouco afeta a vida social, é irracional dedicar-lhe demasiada atenção"

Fragmentos do livro "O Lucro  ou as Pessoas" de Chomsky Noam

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Formanda,

O vestido não importa. O anel não importa. O baile não importa.
O que importa é que você vai ser o que você queria ser quando crescer
Agora é você quem dita o ritmo da sua vida.
O resto ... é confete.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Há uma certa urgência na vida


 
 
Meus pensamentos são volúveis
Minha memória é fraca
Preciso escrever
Preciso viver
 
Antes que eu me esqueça...

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Belas



Esse final de semana saímos de Recife , viajamos 4,5 horas e chegamos em um lugar que tinha um médico para 5.000 pessoas - duas vezes na semana. Uma coisa é ler as estatísticas outra é conhecer essa realidade. Vôzinhos morrem em casa por desidratação. Doenças conhecidas vão passando sem diagnóstico. É preciso que o Governo tome uma atitude, melhore o salário e as condições de trabalho nesses lugares. Ofereça incentivos para que o médico deixe a capital. É preciso que as escolas médicas identifiquem, valorizem e estimulem alunos com esse perfil. O PSF precisa deixar de ser "o que resta", e passar a ser algo importante...

- A senhora tem alguma queixa?
- Tenho doutora. Eu queria que a gente tivesse um médico que fosse da gente.
Que cuidasse da gente. E estivesse aí todos os dias na semana. Que nós num precisasse dormir na fila de madruga pra pegar um ficha. 20 fichas pra 400 pessoas, doutora?


- A senhora não pensa em trabalhar aqui não doutora?
(ai meu coração)

I was here



I just want them to know
That I gave my all
Did my best
Brought someone to happiness
Left this world a little better

sábado, 11 de agosto de 2012

À la carte



- Me traga um amor que me deixe ser alegre, por favor?
Ou melhor, me traga um amor que me deixe SER.
Obrigada.

Cirurgia Cancelada

A gente vê quando o médico vibra com a gente. Quando luta com a gente! Vê nos olhos dele "Não desanime Mãe! Nós vamos conseguir Mãe! As plaquetas subiram!" Eles nos dão força para seguir. Nos seguram pela mão.  Mas doutora, a gente também vê quando para o médico a gente é um qualquer. "ESPERE mãe! PACIÊNCIA mãe!" Sem nem olhar nos nossos olhos, sem compadecer da nossa dor. Distantes.

Doutora eu vou pra casa sem fazer essa cirurgia. Mas e se as plaquetas dela baixarem? E se ela morrer? O que vocês vão me dizer? Sinto Muito Mãe? Como eu já ouvi outras vezes? Para vocês ela pode ser mais um paciente, mas para mim ela é a minha ÚNICA filha. Ela é  TUDO que eu tenho. Vou lhe dar um conselho doutora. Eu sei que você está estudando e que vai se formar ainda. Cuidado coma médica que você vai ser. Faça isso por amor. Não faça somente pelo dinheiro não. A gente nunca sabe o dia de amanhã. Faça por amor, doutora....


Faltando sangue no HEMOPE
Dia difícil ontem...
ps.: A cirurgia já está remarcada

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Birra






Não é uma boa idéia fazer birra com a vida. Cruzar os braços, fazer bico e virar o rosto :"quero não, mais não". Diferente de quando a gente era criança, talvez agora ninguém nos ofereça outra vez. Talvez, seja muito o que a gente tem a perder ... ou talvez não? Vai saber.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Bola de Meia, Bola de Gude

Há um menino
Há um moleque

Morando sempre no meu coração
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem pra me dar a mão

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

120 Dias

Então, meu coração também pode crescer.
Entre o amor e o fogo,
entre a vida e o fogo,
meu coração cresce dez metros e explode.
– Ó vida futura! Nós te criaremos

- Carlos Drummond de Andrade