terça-feira, 5 de outubro de 2010

Ideologia





"Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro...."


Sinto muito Cazuza, lamento por você. Mas eu tenho uma ideologia para viver. Por mais que vendam os nossos sonhos, por mais que partam o nosso coração, por mais que a gente se decepcione, por mais que a vontade de mudar o mundo as vezes concorra com um milhão de outras vontades minhas, por mais que uma vida de luxo e despreocupada com o que acontece ao meu redor pareça mais confortável... eu continuo. Não inabalável, mas sempre me levantando. Não tem sex & drugs life style que seja melhor do que saber quem eu sou. Não quero usar nada ou ninguém para me anestesiar. Eu não quero esquecer, eu não quero fugir. Eu não quero alucinar, alienar. Meus heróis morreram também. Lutando. Acreditando. Revolucionando. E hoje mesmo depois de suas mortes colhemos fruto disso.


Por isso não fico em cima do muro, por isso não anulo meu voto, por isso não voto em branco. O muro não é pra mim. Muita gente não entende porque eu estou votando em Dilma. Não, Dilma não é nenhum herói. Também não acredito que ela seja nenhum bandido. Mas "nunca antes na história desse país" crescemos tanto ou tivemos tanta importância no cenário internacional. Mais importante que isso foi a estúpida diminuição da disparidade social, da desnutrição no Nordeste e a desfavelização. Principalmente no Nordeste. Temos uma Refinaria, temos a transnordestina, temos menos gente morrendo de sede no Sertão com a transposição do rio. Contra esses fatos, não há argumentos (escala de miséria). Teve corrupção? Teve. Me decepcionaram? Aham. Mas colocando tudo na balança, vou dar mais um voto de confiança para o PT. O governo de esquerda no Brasil é algo muito recente... como a direita sempre esteve no poder e nunca fez nada, não é agora que eu espero que ela faça.


Se bem que votar não é a única coisa que pode ser feita pelo Brasil. Na realidade, é muito pouco. Quem é contra a desigualdade social devia se engajar. Fazer parte de alguma ONG, ajudar, mudar. Quem é contra medidas populistas, contra dar o peixe devia ensinar a pescar... mas fazer alguma coisa. Quem é contra a corrupção devia parar de se corromper, de corromper os outros. Parar de dar toco ao guarda, parar de aceitar propina. Devolver o troco errado a mocinha do caixa. Senão, quem vai poder reclamar? Quem quer mudar o Brasil que pare de reclamar (apenas) e tire o traseiro de cima do muro. Tem muito a se fazer além de esperar.



Não sei você. Eu tenho uma pra viver.




ps.: eu adoro cazuza galera, entendo que a música que ele escreveu tinha
a ver com o que ele estava sentido na época, é uma crítica e blá
mas não tenho orbigação de concordar, okay? sem xiitas por aqui :)

Um comentário:

  1. nine, se tu se candidatar a presidente eu voto em vc fácil! votei dilma tb!
    abraço

    ResponderExcluir