domingo, 30 de maio de 2010

O Tapeceiro

As vezes a vida fica confusa né? Um emaranhado de fios, como se tivessem espalhado novelos de lã para entreter um bando de gatos. A gente não sabe onde começa, onde termina. A gente não sabe como fazer para desatar os nós... Mas calma, que eu tenho uma boa notícia. Um Tapeceiro está tecendo você. Sua vida pode até ser um mói de fios, mas é um mói de fios que faz SENTIDO. Mesmo que você não enxergue, mesmo que você não entenda... 'O Tapeceiro sabe o que está fazendo". Ele sabe que cores usar, o tipo de nó que vai dar, a textura, o quadro que quer... tudo. Ele sabe o que fazer de você. Então tudo que nos resta é confiar... e descansar.

sábado, 29 de maio de 2010

Pensamento Mágico


Durante a adolescência a gente desenvolve o que chamamos de "pensamento mágico". A idéia que somos inabaláveis, intocáveis, indestrutíveis. Vivemos num mundo surreal, onde nada de ruim pode acontecer conosco. Por isso tantos adolescentes engravidam, são abusados, se viciam, morrem em acidentes de trânsito, morrem porcausa do tráfico... Quando essa fase passa, a gente parece adquirir uma visão bem mais nítida da nossa vunerabilidade , mas mesmo assim somos sempre pegos de surpresa todos os dias. Essa semana estava questionando algumas coisas quando veio em minha mente a fatídica pergunta: "você realmente achava que ia passar intacta pela vida?"


Caramba. Eu nasci numa família bem estruturada, estudei em bons colégios, tenho a oportunidade de fazer o curso que eu escolhi. Meus pais são ótimos, minha irmã é uma figura, meus amigos se importam comigo... Tenho muito mais do que mereço. Num mundo onde tanta gente vive miseravelmente, a "vida" foi muito boa comigo. Deus é. Mas o fato dEle ser bom, não impede que coisas "ruins" aconteçam... Não significa que eu vá passar "intacta" pela vida, sem nenhum arranhão sequer. Que eu não vá adoecer, perder, morrer. Não significa que eu não vá cair, que eu não vá sangrar. Significa que Ele vai estar sempre aqui, para estancar, para cuidar, levantar, reviver


Eu só tenho 22 anos. Tenho ainda muitos anos para muitas coisas acontecerem ( ou não! RÁ) Mas seja lá como for, é muito bom saber que eu não estou sozinha. Que eu tenho uma fonte de onde posso beber força. Que eu tenho um colo para descansar. Que me deram um julgo suave, e um fardo leve para carregar...

Hope



Eu não quero que você adoeça
Eu não quero que você envelheça
Eu não quero que você morra nunca

Você tem que ser pra sempre, ouviu?

Forever young
I hope you stay
Forever young
Do-do-do-do

- The Cranberries

terça-feira, 25 de maio de 2010

Sobra Tanta Falta

Falta tanto tempo no relógio quanto uma semana
Sobra tanta falta de paciência que me desespero.
- Fernando Anitelli

Lar doce lar


Eu fico paquerando o céu
Enquanto Você não me leva para casa


"O céu nao é aqui, mas começamos a vivê-lo aqui, aqui seria como uma ante-sala, que logo sairemos dela e experimentaremos de fato o que realmente nos espera."
C.S. Lewis

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Contagem Regressiva ( 24 Dias )


¹...Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta
que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda...


Não sei se foi a viagem que despertou isso em mim, ou se ela apenas veio no momento certo. Sabe quando você olha para o lado e por mais que você esteja bem ali, e ame as pessoas que estão ao seu redor e goste de onde você mora - você quer ir embora? Você sente que está perdendo alguma coisa? Como se você vivesse na caverna de Platão e a verdade estivesse "lá fora". Quando criança eu fazia muita questão do meu direito de ir e vir e quando consegui meu passe livre para transitar no bairro sozinha já foi uma aventura. Imagina o que vai ser agora? Uma aventura no centro do mundo. Talvez, mais do que um mês para conhecer Londres, uma nova cultura, uma nova língua, novas pessoas... eu tenha um mês inteirinho para descobrir muito sobre mim mesma. Não sei. Vai ver eu só esteja atribuindo siginificado demais a uma viagem -²Porque é sempre de nós que partimos quando deixamos a costa, a casa, o campo, a margem, a gare, ou o cais. Tudo que vimos é nós, vivemos só nós o mundo. Não temos senão nós dentro e fora de nós. Não temos nada, não temos nada, não temos nada... - Mas eu costumo atribuir significado demais a qualquer coisa... E ainda não sei o que Londres significa.


³Liberdade é pouco. O que eu anseio não tem nome


¹ Cecília Meireles ² Álvaro de Campos ³ Clarice Lispector

domingo, 23 de maio de 2010

Amanhã não se sabe

Como as folhas com o vento até onde vai dar o firmamento toda hora enquanto é tempo vivo aqui este momento. hoje aqui amanhã não se sabe, vivo agora antes que o dia acabe. este instante nunca é tarde, mal começou eu já estou com saudades (...)Se é tão fácil viver sonhando - enquanto isso a vida vai passando.

E pra dar um tempo na vida, como faz?

Capitu

Me chamaram de cigana hoje. Lembrei de Capitu...
Se é pra ser cigana, eu quero os olhos dela! ;)



"Capitu, apesar daqueles olhos que o Diabo lhe deu...
Você já reparou nos olhos dela?
São assim de cigana oblíqua e dissimulada
"


Hello Stranger...

"Passados tantos anos, quem eu admirava perdeu-se,
quem eu desprezava me encanta e eu que eu desconhecia,
bate à minha porta. "


Ricardo Gondim

sábado, 22 de maio de 2010

Pay me a compliment, I need one


"... In every single thought that you have, and how you say what you mean, and how you almost always mean something that's all about being straight and good. I think most people miss that about you, and I watch them, wondering how they can watch you bring their food, and clear their tables and never get that they just met the greatest woman alive. And the fact that I get it makes me feel good, about me."
do filme, Melhor Impossível

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Mico da Gordinha :)



Eu tinha que postar isso né? Hauhauhauha
Minha irmã está aprendendo a importância
do despreendimento social :)

Rebecca + Minhas mãos
Interpretando Overprotected!

domingo, 16 de maio de 2010

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Espiritualidade


"Espiritualidade é reconhecer Deus
no rosto do pobre, do nu, do faminto e do desterrado;
tudo o mais é individualismo travestido de piedade."

- Ricardo Gondim

quarta-feira, 12 de maio de 2010

The beauty inside


Nunca gostei dos príncipes. Historinhas do tipo "branca de neve" e "bela adormecida" com seus príncipes bonitos, altos, fortes que vinham sempre correndo para salvá-las não faziam meu estilo. Eu preferia o menino-ladrão, esperto, magrinho que encontrava uma lâmpada mágica; o robin hood que fazia o xerife de sherwood de idiota, e cuidava dos pobres. Quando criança um dos filmes que eu mais gostava de ver era "a bela e a fera". O que me atraía?
A Fera.

Não que eu seja nenhuma bela. Nem que eu me apaixone por gente feia e bruta ou cabra safado. Não. A fera não é isso. A fera é um cara real. Minha mãe sempre foi muito sincera comigo e explicou que esse lance de príncipe a galope no cavalo branco não rola e que ser feliz pra sempre com alguém não é that easy. Ela dizia que qualquer relacionamento implica em "desgastar-se", e sejamos realistas : Amar é desgastante. Talvez o que me atraia na fera seja o desgaste já explícito, alguém sem disfarces, sem falsas pretenções de perfeição. O desgaste do mistério, da "curiosidade de saber". O desgaste para (domá-la? hahahauha espero que não) acessar um coração desconhecido de todos os outros. O desgaste para se impor as vezes. O desgaste para instilar doçura. Gosto da beleza que cavei para encontrar,parece minha por merecimento. Beleza que nem todo mundo sabe que existe, mas é verdadeira.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Grande Gil


Se me perguntarem quem sou, direi que não sei classificar-me. Não sei definir-me. Sou um sensual e um místico. Conservador em umas coisas, revolucionário em outras. Sou um brasileiro de Pernambuco. Sou sedentário e ao mesmo tempo nômade.Gosto dos meus chinelos e gosto de viajar. Meu nome é Gilberto Freyre.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Acre


"Não vá para o Acre! O Acre é como um outro mundo:
pode ser muito bom, mas quem para lá vai não volta mais"
- Josué de Castro

As vezes dá vontade...

sábado, 8 de maio de 2010

Silence


Tem silêncios que apertam o coração da gente (...)
Odeio o silêncio que fica quando a porta se bate
Odeio o silêncio que resta dos passos passados
Odeio o silêncio orgulhoso que não se desculpa
O silêncio dos olhos que se evitam,
dos caminhos que não se cruzam

O silêncio que a gente não quebra
Pode acabar se tornando nosso único
e silencioso companheiro....

Viva la Revolution


Não há verdadeira revolução sem derramamento de sangue. Não há mudança sem sacrifícios. Basta voltar os olhos para a revolução francesa, para a guerra civíl nos EUA, para a revolução russa, revolução cubana, chinesa ... para as grandes mudanças da humanidade. Sem sangue não há mudança de ideais, não há conquistas duradouras. Até os pacificadores, até Gandhi e King precisaram derramar o deles. Começemos a própria vida banhados com sangue de outra pessoa. A verdade, é que só palavras não bastam. Elas precisam ser vivificadas de alguma maneira. E Deus sabe disso.

Tanto que resolveu derramar o seu sangue, pra que pudessemos poupar o nosso. Para que a humanidade pudesse parar com essa chacina. Para que uma revolução começasse - não do grito, mas no silêncio - dentro de nós; para que novos ideais, nova vida pudesse correr em nossas veias, e contaminasse todos ao nosso redor. Quando Cristo veio a terra, Ele começou a maior de todas as revoluções. E ele nos convida a participar dela. Uma revolução que nem os anjos, nem demônios, nem Mao, nem Che, nem Bolívar, nem comunista, nem capitalista, nem eu ou você somos capazes de entender: A revolução da Graça.

Viva essa revolução.

Nome sobre todo nome.


Mas é que a verdade nunca me fez sentido. A verdade não me faz sentido! É por isso que eu a temia e a temo. Desamparada, eu te entrego tudo - para que faças disso uma coisa alegre. A verdade não faz sentido, a grandeza do mundo me encolhe. Aquilo que provavelmente pedi e finalmente tive, veio no entanto me deixar carente como uma criança que anda sozinha pela terra. Tão carente que só o amor de todo o universo por mim poderia me consolar e me cumular, só um tal amor que a própria célula-ovo das coisas vibrasse com o que estou chamando de um amor. Daquilo a que na verdade apenas chamo mas sem saber-lhe o nome


- Clarice Lispector

Capibaribe


Foi o rio meu primeiro professor de história do nordeste, da história desta terra quase sem história. A verdade é que a história dos homens do nordeste me entrou muito mais pelos olhos do que pelos ouvidos. Entrou-me por dentro dos olhos ávidos de criança sob a forma destas imagens que estavam longe de serem sempre claras e risonhas.

- Josué de Castro


primeira de uma serie de postagens em homenagem ao @vimdomangue

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Going on and on

I don't want to have lived in vain like most people.
I want to be useful or bring enjoyment to people,
even those I've never met...

I want to go on living even after my death!


- Anne Frank

terça-feira, 4 de maio de 2010

Sentimento


Cana caiana,
cana rôxa,
cana fita,
cada qual a mais bonita,
todas boas de chupar...

- Adeus morena do cabelo cacheado !

- Ali dorme o Pai-da-Matta !
- Ali é a casa das caiporas

- Vou danado pra Catende,
vou danado pra Catende
vou danado pra Catende
com vontade de chegar...


Ascenso Ferreira
Eu tenho me sentido assim.
Sempre partindo
(sempre partida)
Querendo chegar
(inteira?)

Um trem.

Salva-Vidas




Pra você que sempre quis salvar vidas, só não sabia como