segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ciranda


"Ciranda cirandinha, vamos todos cirandar,
Vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar
O anel que tú me destes era vidro e se quebrou,
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou "

***

"Nessa rua, nessa rua tem um bosque.
Que se chama, que se chama solidão.
Dentro dele, dentro dele
mora um anjo.
Que roubou, que roubou meu coração "


Quando pequena, eu adorava bricar de roda. Adorava dar as mãos, ficar dando voltas, balaçando os braços e cantando. Uma coisa que eu não entendia direito era o queriam dizer aquelas musiquinhas, geralmente tão tristes. Queria saber quem as inventava. Queria que alguém me explicasse: por que jogaram o pau no gato? porque a velha caximbeira pintou a gata? eles se conheciam? por que colocar pedrinhas de brilhante no chão em vez de fazer um colar? existe anjo ladrão ? por que um anjo roubaria meu coração? anel de vidro tem conserto? Por que logo de vidro?! E por que o amor é pouco e acaba? acaba de vez? A ciranda é que nem a vida?
Ah, cantigas de roda sempre me deixaram tão confusa...

Mas e se a vida for mesmo uma ciranda? Talvez a gente fique cheio de perguntas sem respostas(...) mas o importante mesmo, é ter a quem dar as mãos e seguir cantando. No ritmo da zabumba.

Um comentário:

  1. A ciranda imita a vida ou a vida imita a ciranda?
    Vai ver Nine que a ciranda é uma prévia da vida. Enquanto brincamos ela vai nos ensinando que nem tudo é brincadeira e que as vezes as pessoas nos dão aneis de vidro mesmo dizendo que são de diamantes.

    Beeeeiiijo.

    ResponderExcluir